Quase todas as viagens que fiz na vida foram com companhia. No últimos 10 anos, especificamente, junto de Márcia e Nina. A despeito de estar muito bem acompanhado das duas, sinto falta de não ter experiência solo em destinos fora de Natal e do Brasil. Assim, em quase todas as viagens em família tento criar algumas situações para estar sozinho mesmo que por poucas horas.

Normalmente essas escapulidas envolvem meras caminhadas ou idas a jogos de futebol. Foi o que fiz quando estive em Santiago pela primeira vez, em 2016. Consegui ir à um jogo da Universidad de Chile, no Estádio Nacional. O mesmo quando estive em Montevidéu, em 2017, e pude ver um jogo do Penharol contra o Liverpool daquela cidade, num pequeno e charmoso estádio de bairro.

Jogo da Universidad de Chile. Estádio Nacional de Santiago, janeiro de 2016.

No estádio Belvedere para assistir a Liverpool x Penharol. Montevidéu, julho de 2017

Com o futebol em recesso na Colômbia até a última semana de janeiro, as minhas investidas solo por Medellin têm consistido em idas a padarias e mercados no início da manhã.

Ontem, por exemplo, fui pelo segundo dia seguido à Padaria Dona Aída, especialmente em busca de um croissant que Nina gostou e tem sido um dos poucos alimentos que ela tem comido por aqui em razão de de estar bem ansiosa e canalizar esses sentimentos para a alimentação. Tem sido difícil lidar com isso no meio da viagem e sem as referências que ela tem quando em casa, mas aos poucos a pequena tem demonstrado estar mais tranquila.

Batendo o ponto diariamente na Panadería Doña Ainda para comprar o croissant de Nina

Nossa programação no dia de ontem teve como ponto principal a ida à Comuna 13, uma comunidade localizada numa das montanhas da cidade e que até um passado recente convivia com as consequências da atuação do narcotráfico, bem como das políticas de repressão ao crime que, sob o pretexto de limpeza da bandidagem, assassinou milhares de pessoas. Impossível não traçar paralelos com a maneira como as forças de segurança atuam nas áreas periféricas de diferentes cidades do Brasil.

Assim como a maior parte de Medellin, a Comuna 13 também se livrou da violência e caos resultantes da atuação do crime organizado e hoje consegue capitalizar esse feito, transformando as histórias do lugar e dos seus habitantes em atração turística.

Confesso que quando eu e Márcia começamos a considerar os lugares que gostaríamos de conhecer em Medelin e a Comuna 13 apareceu na lista, me questionei se essa pegada de ponto turístico muito visitado me interessaria na prática. A despeito das milhares de pessoas que exploravam as ruas apertadas - a geografia de lá lembra bastante a de comunidades do Rio de Janeiro, com moradias improvisadas subindo o morro e ruas estreitíssimas - a experiência foi muito marcante.

Contratamos um tour guiado no Get Your Guide, e aleatoriamente chegamos a Sebastian, um norteamericano com cerca de 30 anos, radicado em Medelin desde a infância, e que nos ofereceu uma visão bastante particular dessa área da cidade. A explicação que ele deu sobre as operações para pacificação da comuna foram um dos momentos mais marcantes da cidade até agora.

Vista de um dos mirantes da Comuna 13

À noite fomos conhecer o Lleras Park, uma área do bairro El Poblado que concentra inúmeros bares, cafés, boates e albergues. É uma região que claramente passou por um intenso processo de gentrificação e me fez lembrar bastante as ruas mais movimentadas de Pipa, numa proporção bem maior e sem o charme da praia do litoral Sul do Rio Grande do Norte. Quase optamos por nos hospedar nessa área da cidade, mas agora comemoro em silêncio por termos optado por Laurelles, uma região com bastante movimento, mas numa pegada mais residencial e aparentemente menos moldada para turista ver.

Algumas estatísticas do dia:

• Temperatura mínima: 24º
  • Temperatura máxima: 25º
  • Passos dados: 21568
  • Distância percorrida caminhando: 13,5 km

Tentei registrar as algumas das minhas impressões sobre essa viagem à Colômbia numa espécie de diário público. Segue o que escrevi nos dias anteriores: dia 05, dia 04, dia 03, dia 02, dia 01.

Todos esses pequenos relatos estão reunidos nessa página.